A Câmara da Nazaré aprovou ontem, por unanimidade, o contrato para a construção de um novo centro de saúde, um investimento de 1,3 milhões de euros aguardado desde os anos 80.
O contrato-programa entre a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e o município foi aprovado por unanimidade pelo executivo que irá lançar a empreitada com vista à construção de uma nova Unidade de Saúde que incluirá a USF Global e a USF Nazareth, anunciou ontem, dia 4 de agosto, o município.
De acordo com uma nota de imprensa da câmara, trata-se de “um investimento suportados pela ARSLVT, que também ficará responsável pelo projeto de arquitetura, projetos de especialidades e de execução”.
À câmara caberá, por seu lado, o lançamento da empreitada, a demolição do edifício atual, a execução dos arruamentos, estacionamento e das infraestruturas (águas, esgoto, eletricidade, comunicações) e os arranjos exteriores ao edifício, refere o mesmo documento.
A construção de um novo centro de saúde é entendida pelo presidente da câmara, Walter Chicharro (PS), como “um passo enorme” para “a qualificação dos cuidados primários de saúde de um concelho com forte vocação turística”.
O equipamento tem sido reivindicado por sucessivos executivos e será construído no mesmo local onde, desde os anos 80, o centro de saúde funciona num pré-fabricado.
No âmbito do acordo agora assinado, o edifício, onde ficará instalada a nova unidade de saúde da Nazaré, será cedido à ARSLVT por um período de 40 anos.
A construção do novo centro de saúde da Nazaré (no distrito de Leiria) integra-se num investimento de 1,7 milhões de euros, anunciado no dia 23 de junho passado pela ARSLVT e que inclui, para além deste equipamento, uma nova unidade de saúde no Cadaval, no distrito de Lisboa.
Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo
Qual é a relação entre medicina e arte? Serão universos totalmente distintos? Poderá uma obra de arte ter um efeito “terapêutico”?