Bastonário da Ordem dos Médicos homenageado por amigos em Coimbra
DATA
06/06/2016 12:27:42
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Bastonário da Ordem dos Médicos homenageado por amigos em Coimbra

Silva, José Manuel 2

Um grupo de amigos homenageou na sexta-feira à noite o bastonário da Ordem dos Médicos (OM), José Manuel Silva, pelo “importante trabalho” que tem desenvolvido pela qualidade da saúde da em Portugal.

“Não se trata propriamente de uma homenagem”, mas antes de “um reconhecimento pelo importante trabalho que José Manuel Silva tem feito pela qualidade da saúde em Portugal e em defesa dos doentes”, disse à agência Lusa Carlos Cortes, presidente da Secção Regional do Centro (SRC) da OM.

O “reconhecimento público” ao bastonário teve lugar no Palácio de São Marcos, em Coimbra, durante um jantar, agendado para as 20h00, no qual estiveram presentes participantes no Fórum Ibero-americano de Entidades Médicas (que decorreu em Coimbra), e numa reunião do Conselho Europeu das ordens dos médicos (que se realizou no sábado também nesta cidade).

“Aproveitamos a realização em Coimbra de dois importantes eventos”, relacionados com médicos, para manifestar “o reconhecimento de médicos e, sobretudo, de familiares e amigos de José Manuel Silva”, pelo seu trabalho e comportamento, enquanto pessoa, médico e bastonário, acrescentou Carlos Cortes.

A iniciativa, da qual o homenageado não teve conhecimento, para o “apanhar de surpresa”, foi desencadeada essencialmente por “amigos próximos” e pessoas que trabalham com José Manuel Silva, que “podem testemunhar ainda melhor o seu trabalho”, adiantou.

A sessão de reconhecimento a José Manuel Silva contou com a presença de António Arnaut, cofundador do PS, antigo ministro e impulsionador do Serviço Nacional de Saúde, e do reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, que é irmão do bastonário.

Também participaram no evento o vice-presidente da Assembleia da República José Manuel Pureza, em representação deste órgão, e o presidente do Tribunal Constitucional, Joaquim de Sousa Ribeiro.

O presidente da Assembleia Médica do Vaticano, Pablo Raquena, e o vigário geral da Diocese de Coimbra, Pedro Miranda, em representação do bispo Virgílio Antunes, participaram igualmente na sessão.

Juan José Rodríguez Sendín, presidente do conselho geral dos Colégios Oficiais dos Médicos espanhóis – Organización Medica Colegial de España (OMC) – e Ruben Tucci, líder da Confederação Médica Latino-Americana e do Caribe [ou Caraíbas] (CONFEMEL), e Nicolino d’Autila, presidente do Conselho Europeu das Ordens dos Médicos, também estiveram presentes.

Na noite de quinta-feira, durante a sessão de abertura oficial do Fórum Ibero-americano de Entidades Médicas, o presidente da OMC, Rodríguez Sendín, anunciou que esta organização espanhola, equivalente à OM portuguesa, que reúne 52 entidades, decidiu atribuir a medalha de ouro (a mais alta distinção da organização) ao bastonário José Manuel Silva, por tudo aquilo que ele “tem feito pelos médicos e pelos doentes”.

José Manuel Silva, que termina o segundo mandato consecutivo à frente da OM (depois de ter exercido, também durante dois mandatos, o cargo de presidente da SRC da Ordem), de acordo com o próprio, não se recandidata ao lugar, cujas eleições deverão ocorrer no início de 2017, a partir das quais os estatutos da OM (recentemente atualizados) limitam o exercício do cargo a dois mandatos consecutivos.

Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo

Terceiro espaço
Editorial | Luís Monteiro, membro da Direção Nacional da APMGF
Terceiro espaço

Qual é a relação entre medicina e arte? Serão universos totalmente distintos? Poderá uma obra de arte ter um efeito “terapêutico”?

Mais lidas

Sem artigos!
Sem artigos!