Perto de 200 pessoas com doenças raras acederam a medicamentos órfãos
DATA
05/09/2016 12:45:28
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

Perto de 200 pessoas com doenças raras acederam a medicamentos órfãos

MEDICAMENTOS 3

Um total de 182 pessoas com doenças raras teve acesso a medicamentos órfãos entre janeiro e agosto, através das autorizações de utilização excecional (AUE), de acordo com as informações da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed).

A mesma entidade avançou que são as doenças oncológicas dominam este tipo de pedidos nos hospitais, tanto no que concerne a medicamentos órfãos (destinados a portadores de doenças raras) como solicitações para tratamento de doenças metabólicas, oftalmológicas ou neuromusculares.

A autoridade do medicamento esclareceu ainda que o recurso às autorizações de utilização excecional existe para os "casos em que estão a decorrer processos negociais com as empresas titulares destes medicamentos", mas também para as situações em que é necessário importá-los, porque "a empresa não solicitou o financiamento para o medicamento em Portugal".

No primeiro semestre deste ano, os tratamentos nos hospitais, com medicamentos aprovados e financiados pelo Serviço Nacional de Saúde e das AUE, totalizaram um investimento de 39,3 milhões de euros.

Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo

Terceiro espaço
Editorial | Luís Monteiro, membro da Direção Nacional da APMGF
Terceiro espaço

Qual é a relação entre medicina e arte? Serão universos totalmente distintos? Poderá uma obra de arte ter um efeito “terapêutico”?

Mais lidas

Sem artigos!
Sem artigos!